VILEBREQUIN. Para muitos o nome de uma peça de automóvel. Para os mais descolados, uma famosa grife francesa de bermudas conhecida por suas estampas inusitadas que envolvem temas tropicais e por usar um tecido exclusivo de secagem rápida. A VILEBREQUIN é presença constante nos melhores balneários do mundo com suas bermudas masculinas, que se tornaram um hit por suas estampas exclusivas e design contemporâneo.
A história começou em St. Tropez, badalado balneário e paraíso dos milionários europeus no sul da França, no ano de 1971, quando o jovem visionário Fred Pryskel, sentado no terraço do célebre café Sénequier, divertia-se recortando uma toalha de mesa xadrez em algodão com o intuito de criar, em poucas tesouradas, um calção de banho simples e elegante que fosse apropriado para nadar nas belas praias da região. Após algumas tentativas, resolveu utilizar tela de vela, um material que garantia secagem ultra-rápida. Foi o nascimento do boxer-short, o primeiro calção de banho, que chamava a atenção não somente pela estampa como também pelo corte diferenciado, bem diferente aos encontrados na época, batizado de VILEBREQUIN (nome em francês do eixo central do motor), devido à paixão do criador por corridas de automóveis.
Depois de pesquisar vários tecidos, ele inicialmente começou a produzir seus calções e bermudas em pequena escala, e os vendia somente na chique Riviera Francesa, conquistando a admiração dos freqüentadores regulares e celebridades da badalada St. Tropez. Nos anos seguintes, a grife francesa tornou-se ícone fashion por aliar modelagens inovadoras à tecidos de secagem rápida, que se tornaram marca registrada da VILEBREQUIN. Não demorou muito para que suas bermudas de cores fortes e temas florais fossem vistas em abundância nas mais concorridas praias européias. Nas décadas seguintes a marca conquistou o guarda-roupa europeu com cores vibrantes e estampas divertidas em calções e shorts de banho para homens.
Em 1995 a marca novamente revolucionou o mercado ao introduzir o conceito “Like father, like son” (“Tal Pai, Tal Filho”), alimentando o imaginário dos homens em seu desejo de cumplicidade com os filhos. O conceito, incorporado ao universo da marca, apresentava coleções idênticas de bermudas para ambos, se tornando imediatamente ícone e objeto de desejo. Apesar do imenso sucesso que a VILEBREQUIN fazia nos balneários mais badalados e chiques do mundo, a primeira loja da marca foi aberta somente em 1996 na França. Luxo, elegância e descontração são os temas que permeavam a decoração da loja. Além disso, vidro e madeira clara acolhiam perfeitamente as cores vibrantes e a riqueza dos estampados.
Foi neste mesmo ano que a marca introduziu no mercado mais dois exclusivos modelos de calção de banho: Okoa, uma bermuda mais longa e com design mais fashion que a tradicional; e Master, mais curto e confortável. Até a virada do milênio, várias outras unidades foram inauguradas em muitas localidades, como em 1999, quando foi aberta a loja conceito em Nova York; além de unidades em Genebra, Paris, Cannes, Marselha e Lyon. Nesta década a VILEBREQUIN expandiu sua linha de produtos introduzindo toalhas de praia, óculos de sol, camisetas, camisas pólos, bonés, chapéus, calças de abrigo, moletons e uma linha casual de calças, bermudas e camisas de linho. Em 2007, o Fashion Fund One comprou a VILEBREQUIN por aproximadamente US$ 120 milhões.
No ano seguinte, a VILEBREQUIN chegou ao Brasil com a inauguração de uma loja própria no badalado shopping Iguatemi em São Paulo. E não demorou muito para que duas outras unidades fossem inauguradas, uma no Rio de Janeiro e outra em Salvador. Atualmente, as coleções da marca são super limitadas: apenas 200 estampas diferentes são confeccionadas, divididas em 16 modelos de diferentes de corte. As peças têm um sistema de ilhoses que evita a imagem de bermuda inflada ao sair da água, e um compartimento vedado do tamanho do bolso traseiro para guardar pertences. Não é a toa que a VILEBREQUIN é a única marca de luxo masculina totalmente especializada no universo da praia. Adorada pro celebridades como George Clooney, Andrea Casiraghi, Leonardo di Caprio, Brad Pitt, Hugh Grant, Robert De Niro, Príncipe William e Nicholas Sarkozy, a marca ainda oferece uma linha de roupas que vai de camisas, calças, bermudas a acessórios.
Ps. O texto foi copiado na integra do blog mundo das marcas... é quiiii... é quiiiii... eles explicaram tão certinhuuuu... Ps2. Mentirinha... eu tava com preguiça mesmo! hahaha Ps3. Gostei das bermudas pelas estampas ousadas mas prefiro mil vzs o design das bermudas da MCD, por exemplo. Aliás, acho q elas merecem um post! Aguardem ;)
Um blog que começou assim, sem muita pretensão, com a função de atualizar meus amigos curitibanos sobre, como já dizia a própria descrição do blog: “as aventuras de uma designer curitibana recém-formada na terra da garoa (dos ônibus sem troco, dos skatistas da paulista, dos cinemas de 20 reais a inteira, do Rei do Mate com mate natural geladinho...)” Isso em agosto de 2008, quando fui fazer um curso de Design Têxtil na Escola Panamericana de Design, em SP, e não pretendia voltar tão cedo... (os primeiros posts do blog são paulistanos)
O tempo passou, a situação se inverteu: São Paulo, que já foi futuro, agora é passado. Até quando? Só Deus sabe... Ou nem Ele! E Curitiba? Ah Curitiba... Mãezinha possessiva essa!
Comente, critique, indique, acrescente, leia sem moderação, enfim, enjoy it!
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